129º Aniversário da igreja

129º Aniversário da igreja

Recebemos do Pastor Válter Sales que foi Professor do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e atualmente é Professor do Seminário Teológico Episcopal e membro da Igreja Batista da Capunga em Recife -PE, a seguinte mensagem para a nossa Igreja: “PIBN – 129 ANOS” “Há fatos corriqueiros e há efemérides. Os corriqueiros chamam pouco a atenção, por vezes confundem-se com mesmices; podem gerar letargia, indolência. Efemérides são diferentes: despertam interesse por tratar-se de fatos marcantes da História. Referem datas importantes, dignas de grandes celebrações.

O que vi neste sábado 1º de Maio de 2021, na Primeira Igreja Batista de Niterói, foi uma celebração marcada de grandeza, pois que desfilou fatos notáveis e inspiradores – uma Igreja cantando e pregando seus 129 anos, uma história pontilhada de grandes feitos e atos de fé altruísta e corajosa, como assim convém à fé evangélica. Esta se faz reluzente por meio da Igreja de Jesus Cristo, rompendo as barreiras do tempo.

Um sermão histórico, regiamente home ético, proferido por um pastor aprovado e eloquente, dessas retóricas que já escasseiam em nossos púlpitos… Relatos de uma história de expansão e conquistas alavancadas pelo “EU SOU”, de uma igreja que projetou os batistas brasileiros no cenário batista mundial.

O que vi, ao final do culto, foi a grandeza de espírito do seu atual pastor, José Laurindo Filho, a ressaltar nome por nome dos pastores que lideraram a grande Igreja, desdobrada em muitas filhas, e filhas das filhas, que se contam em números altos. Memória que encanta e fascina! Não se tratou de mera cronologia ou gestões pontuais mais e menos duradouras. Tratou-se de efetivo ministério pastoral realizado sob a égide da autoridade divina.

Daí a inspiração da vida da Igreja, que se pereniza. Aferir o grau de sua importância, quem há de? Sabemos apenas tratar-se de uma trajetória bafejada pela graça histórica do Espírito de Deus. Nada é fora de pauta na economia divina, que determina os rumos da História.

A PIBN é parte dessa história e justamente por isto poderá contá-la em sucessivas celebrações. Assim o queira o Eterno Senhor da Igreja, e seja Ele glorificado, como o vi neste memorável 1º de Maio”.

Pastor Válter Sales.

Damos graças a Deus por tão inspiradora mensagem a nós dirigida por ocasião do 129º Aniversário da PIBN!

Seu pastor e amigo, J. Laurindo

ASSISTA O CULTO COMEMORATIVO: