Na perspectiva do amor de Deus

Na perspectiva do amor de Deus
PORQUE ELE ME AMOU, EU AMO!

A linda mensagem de João é a divisa da Campanha de Missões Nacionais para este ano.

Tema: “Porque ele me amou”
Divisa: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” 1 João 4.19

Em outras versões, esse verso é traduzido sempre dando ênfase em Deus como a fonte do amor. Por exemplo, a Bíblia A Mensagem declara: “A verdade é que ele nos amou primeiro”, já a Nova Bíblia Viva vê o nosso amor pelo Senhor como resultado do amor que Ele tem por nós e principalmente, o fato de “ele nos ter amado primeiro”.

Aprendemos que o “nosso amor tem sua origem em Deus”. É isso que o verso 7 de 1 João 4 ensina: “Amados, amemos uns aos outros, porque o amor é de Deus…”.

A. E. Brooke comenta: “O amor humano é o resplendor de algo na própria natureza divina” (citado no Comentário de William Barclay). Nesse comentário encontramos algumas importantes observações sobre o amor de Deus que é manifestado a nós através de seu Filho Cristo Jesus. Em duas delas, lemos:

“(a) É o amor que não reserva nada para si. Deus enviou o seu único Filho para os homens; Deus esteve disposto a entregar o que mais amava, a fazer um sacrifício que nenhum outro sacrifício podia superar, em seu amor para com os homens.”

“(b) É um amor totalmente imerecido. Não seria estranho que amássemos a Deus, se lembrarmos todos os dons que nos deu, mesmo à parte de Jesus Cristo; o maravilhoso é que Deus ame a criaturas pobres e desobedientes como nós”.

Posto isso, registramos aqui duas perspectivas relacionadas ao nosso tema de Missões Nacionais:

1) Porque Deus nos amou, Ele espera uma resposta de nossos lábios aceitando o nosso amor. E, isso deve ser feito com um propósito específico, ou seja: “alentar em nós o desejo de amar a Deus como Ele nos amou primeiro e amar a nosso próximo como Ele o ama”.

2) Porque Deus nos amou, podemos viver seguros quanto ao nosso futuro. Wiersbe demonstra isso de forma muito especial ao comentar 1 João 4.19. Ele diz: “O que crê em Jesus Cristo não precisa temer o passado, o presente nem o futuro, pois experimentou o amor de Deus, e esse amor está sendo aperfeiçoado em sua vida cada dia” (vol. 6, p. 670).

“Porque Ele me amou” é a mensagem que deve ser anunciada por todos os que creem no Senhor. O mundo precisa saber que o amor de Deus é real. Por isso, a missão de falar desse amor é nossa. É de todo o missionário, de toda a Igreja do Senhor, isso porque Ele nos amou primeiro. Falemos, pois, do amor de Deus para os que estão perdidos sem Deus e sem direção.

Para tanto, Ele nos abençoe.

Seu pastor e amigo,
J. Laurindo