Mensagem para os jovens

Mensagem para os jovens

Por que o apóstolo João se dirige aos jovens declarando que havia escrito para eles?

“Eu escrevo a vocês, jovens, porque vocês são fortes, e têm a palavra de Deus em seus corações, e triunfaram contra o maligno…” 1 João 2.14b

Certamente era porque eles precisavam ouvir uma mensagem verdadeira, uma mensagem com um conteúdo tão rico que desafiava os valores e pensamentos do mundo daquela época e também de hoje. Isso porque existe um vazio no coração do jovem que só pode ser preenchido com a fé e a salvação em Cristo Jesus.

Billy Graham declara: “Se Deus não preencher o vácuo no coração dos jovens de hoje, então alguma outra ideologia o fará, pois os jovens precisam ter fé. Eles devem acreditar em algo para alcançarem a realização em suas vidas”(adaptado de Reflexões, p. 385). O que é necessário fazer para que o jovem de hoje possa vencer o maligno?

1. É PRECISO COMEÇAR COM ARREPENDIMENTO

Para que o jovem de hoje vença a guerra contra o maligno ele precisa arrepender-se dos seus pecados, como fez o filho pródigo. Precisa cair em si e voltar-se para Deus. E, cair em si significa abandonar o pecado, ou seja, abandonar tudo que pensamos, falamos, fazemos e que não agrada a Deus. O jovem que tem sua vida dedicada ao Senhor é diferente. Porque se voltou para Deus, passou a ser “nobre”, passou a ser “um filho de Deus”, como diz Billy Graham (cf. Reflexões, p. 386).

Tendo arrependido dos seus pecados, o jovem que tem a Palavra no coração, terá como fugir da tentação, da prostituição, das discórdias, e de todo o mal que o pecado traz para a vida de todos nós. Precisamos nos arrepender e voltar a trilhar nos caminhos do Senhor. Isso porque sempre precisaremos da ajuda dEle. Para com os jovens não é diferente.

Billy Graham diz: “Não acredito que os jovens de hoje possam viver puros sem a ajuda de Deus. A pressão dos colegas é muito grande e as tentações nos filmes, na televisão, e na música (redes sociais e mídias em geral/entretenimento) são exaustivas. Só Cristo pode dar a eles o poder para dizerem não”(adaptado de Reflexões, p. 384).

2. É ESSENCIAL GUARDAR E SE REVESTIR DA PALAVRA

O comentarista Wiersbe observa: “A Palavra é a única arma capaz de derrotar Satanás (Ef 6.17)” (p. 635). Os jovens do primeiro século para os quais João escrevia tinham à disposição deles a Palavra, ou como diz o próprio João, eles “têm a palavra de Deus em seus corações” (1 João 2.14b).

Uma coisa é certa, “a força que aqueles jovens tinham vinha da Palavra de Deus”. Ela permanecia neles. É como diz Deuteronômio 6.6: “Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração”. Para manter um coração puro, uma conduta pura, uma vida digna, para não pecar contra o Senhor, os jovens precisam viver de acordo com sua Palavra e guardá-la no coração (ver Salmo 119.9, 11).

Que o Senhor abençoe os jovens de hoje mostrando-lhes a importância do arrependimento, do guardar e se revestir da Palavra, para vencer as lutas contra o maligno!

Do seu pastor e amigo,

J. Laurindo