Educação Cristã Missionária

Educação Cristã Missionária

Neste 3º domingo de junho celebramos o Dia da Educação Cristã Missionária. Lembramos com muito carinho das irmãs que têm dirigido essa obra no Brasil, principalmente, no CIEM e no SEC. Damos graças a Deus pelas missionárias que vieram dos Estados Unidos e implantaram essa tão importante obra junto às igrejas de nossa Pátria.

Destacamos o trabalho que fizeram através das casas de educação cristã, onde muitas jovens tiveram e têm o privilégio de estudar e, hoje, trabalham nas igrejas ajudando diretamente na formação educacional-missionária das meninas e jovens.

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4.11-13).

Considerando a importância da educação cristã missionária, perguntamos: O que essa educação pode fazer para ajudar no preparo das igrejas no que se refere ao período pós-pandemia? Imagino que há pelos menos algumas áreas nas quais ela pode atuar. São elas:

1. FORTALECER O ENSINO DENTRO DE CASA.

Sabemos que a Educação começa em casa. Sua gênesis vem de dentro do lar. A Bíblia traz uma declaração muito importante nesse sentido. Diz Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

Esse ensino vem de Deuteronômio 6.4-9, que é chamado pelos judeus de Shemá. Hayward Armstrong declara que “o Shemá ensinou aos israelitas que a educação religiosa se transmite no lar, de pais a filhos…” (Bases da educação cristã. Rio de Janeiro: JUERP, 1994, p. 109).

Então, a educação cristã missionária é de grande importância para as nossas famílias, principalmente para o fortalecimento de nossos lares, a fim de que tenham condições emocionais e espirituais para o enfrentamento da pandemia que tem entrado em muitos lares.

2. CAPACITAR AS IRMÃS PARA CUIDAREM DOS SEUS.

A pandemia tem causado momentos de depressão, de tristeza, de desesperança. Como cuidar dos filhos, dos netos, dos idosos, de todos que sofrem nesses momentos? Certamente a educação cristã missionária pode mobilizar as irmãs, a fim de que tenham condições de usar os seus dons e talentos ajudando aqueles que precisam, pois elas são designadas por Deus para essa obra do ministério da Igreja.

Concluindo, queremos, nesta oportunidade, parabenizar as organizações da Igreja, em especial, a Mulher Cristã em Missão, que está diretamente ligada à educação cristã missionária. Rogamos ao Senhor que dê sabedoria às irmãs e suas lideranças nesse momento tão desafiador de nossa história. As irmãs, certamente, têm um papel importante e são capacitadas por Cristo Jesus para cuidar de muitas pessoas.

Para tanto, que o Senhor abençoe o trabalho das irmãs. Que recebam, Dele mesmo, o poder para o fortalecimento do ensino dentro de casa e para o cuidado dos seus!

Do seu pastor e amigo, J. Laurindo