Sim, eu creio na salvação por meio da fé

Sim, eu creio na salvação por meio da fé

Assistindo a um dos filmes do Indiana Jones pensei sobre um enigma proposto: “O Homem de Fé encontrará o Caminho”. Assim fora de contexto parece meio esquisito. Porém, quando o colocamos na cena tudo muda. Ele está na abertura de uma caverna em uma montanha de pedra, dezenas de metros do chão, e precisa atravessar o vão sobre o precipício para entrar em outra abertura de caverna na montanha rochosa do outro lado.

A solução do enigma abriria a rota de acesso. Qual não foi minha surpresa ao vê-lo lançar ao ar um punhado de terra apanhado do chão onde estava, e sob esta chuva de terra e pó consegue-se, então, visualizar uma ponte de pedra unindo as duas montanhas. Ponte esta que ficava perfeitamente camuflada na paisagem. O restante é fácil presumir.

“A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos” (Hebreus 11.1).

Volto a pensar neste episódio sempre que leio o texto de Hebreus, acima, e percebo que a vida cristã nos leva à prática constante deste princípio. Não vejo Deus, mas reconheço sua existência através de toda a obra criada e isto me produz a fé para crer nele, Ex 15.11; Dt 6.4; Mt 28.19; Sl 19.1,2. Não ouvi sua voz narrando a criação, ou o dilúvio ou ainda a história da queda do homem, mas pela narrativa de homens por Ele inspirados creio em tais fatos, Is 40.8; Hb 1.1,2; 1Pe 1.25.

Da mesma forma, creio no plano de resgate do homem idealizado por Deus antes da fundação do mundo e entendo que Deus habitou entre nós sob a forma perfeitamente humana, na pessoa de Jesus Cristo, para que pudesse tomar o meu lugar no sacrifício de morte sobre a cruz e assim reconciliarme com o Criador, Ef 28,9; Rm 5.10.

A fé aqui referida independe de dogmas religiosos ou confissões doutrinárias. É a fé que permite confiar e descansar nas suas promessas conforme descritas em sua Palavra. Somente assim, por fé, o homem pode compreender a Salvação para si provida por Deus em Cristo!

Não tocamos, não ouvimos ou vimos os fatos ocorridos, sequer pudemos falar com as testemunhas e personagens da história. Contudo, a fé tudo supera e permite visualizar o que está proposto, bem como aguardar com segurança a promessa vindoura. Por esse motivo o autor de Hebreus cita a galeria dos “Heróis da Fé”, aqueles que não viram, mas creram, aqueles que não sobreviveram, mas aguardaram o cumprimento da promessa e deixaram esta vida na certeza de que o prometido se cumpriria e quando o fosse, apesar de mortos, seriam por ela alcançados e estariam justificados diante do Senhor e Criador!

Sim, eu creio pela fé que Jesus Cristo é o meu Salvador e que o seu sacrifício sobre a cruz promoveu minha perfeita justificação diante do Pai, concretizando assim nossa reconciliação! Você pode assumir esta afirmativa como sua? Se não, deseja crer assim? Eu o convido a esta oração: Senhor, eu creio, pela fé, que Jesus Cristo é a provisão para a minha reconciliação contigo através do perdão conferido a mim por Sua morte sobre a cruz. Receba a minha vida e conduza-me como teu filho de agora em diante.

Pr. José Luiz Soares da Silva

Coordenador do projeto Cuidado Integral dos Missionários – PIB Jardim Ouro Preto. (Extraído do Manual do Promotor – Missões Estaduais – Campanha 2020, p. 60)