A herança e a flecha

A herança e a flecha


Todo dia uma devocional para sua família. Leia mais….

12/05/2020

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.”
Salmo 127.3-5.

Ouça o áudio deste devocional gravado pelo Pr. Laurindo

Quando pensamos em herança, pensamos em algo que nos foi dado e que tem muito valor. Neste salmo, Salomão deixa bem claro que os pais herdaram os filhos do Senhor, recebendo algo valioso que antes não lhes pertencia e que são recompensas, ainda que nossa natureza pecaminosa nos diga que não há porque sermos recompensados. Os filhos fazem parte da fidelidade e graça imerecida de Deus sobre os homens.

Uma grande e importante herança precisa ser administrada e cuidada com a devida atenção. Talvez, no início, pareça impossível saber administrar, mas por algo tão valioso não vale a pena aprender e lutar? Talvez o seu filho esteja entrando em uma fase difícil de compreender. Talvez os ouvidos deles estejam fechados para o que você fala, e estejam agindo como se apenas eles têm a razão. Mas, pais, peçam ao Senhor que os lembrem que uma flecha não pode ser lançada sozinha. Lembrem que “como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles!”. Mesmo parecendo que filhos e pais não falam a mesma linguagem, o Senhor é capaz de traduzir qualquer conversa através da sua exortação bondosa e compreensiva, mas também incisiva e firme.

Eu ainda não sou mãe, mas sou filha. Eu e minha irmã somos a herança imerecida dos meus pais, nós somos as flechas que Deus permitiu que eles lançassem. Eu não nasci na minha família ao acaso, muito menos posso lançar a mim mesma, eu preciso que meus pais o façam por mim para que eu saiba como enfrentar as adversidades da vida. Cabe a nós, filhos, ouvir, obedecer e honrar, porque isso é justo (Efésios 6.4). Cabe a nós entender que o “não” dos nosso pais é tão amoroso quanto o “sim” – e até mais necessário.

Aproveite o tempo a mais com a sua família durante a pandemia e cuide da sua herança porque, mesmo não lhe pertencendo, o Senhor escolheu dar a você uma flecha valiosa que tem como objetivo ser lançada e não guardada para sempre. E você, filho, olhe para o seus pais com atenção e enxergue neles aqueles capacitados por Deus para lhe impulsionar.

Para refletir:

I) Você está seguro que seus filhos são sua herança valiosa e que cabe a você lançá-los como flecha? Você está seguro que seus pais são aqueles em quem você deve confiar para conseguir ir adiante?
II) Sua família tem se reunido e conversado ou há uma barreira entre vocês? Peça ao Senhor sabedoria, seja intencional e promova a comunhão.

Fernanda Quintanilha