A família no plano de Deus

A família no plano de Deus

Todo dia uma devocional para sua família. Leia mais….

11/05/2020

“Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.”
Efésios 5:32,33.

Ouça o áudio deste devocional gravado pelo Pr. Laurindo.

A Palavra de Deus está repleta de exemplos que nos indicam a importância da família no plano de Deus para a propagação de Sua glória entre nós. De fato, ela é tão importante que o seu surgimento é dado desde a criação, e sua permanência é colocada como sinal da relação de Cristo e sua Igreja.

O texto de hoje evidencia isso. O apóstolo Paulo estava falando do casamento. Ao dizer que devemos nos sujeitar uns aos outros, ele o faz dando instruções para a mulher no papel de esposa e o homem no papel de marido. Porém, quando fala sobre o papel do homem, ele faz uma citação direta de Gênesis 2.24, mostrando não somente a responsabilidade que um matrimônio exige, mas que a instituição do casamento como símbolo de uma nova família estava presente desde à criação. Quando chegamos ao texto em destaque, há uma observação do apóstolo sobre esse grande mistério, mas refere-se ao relacionamento de Cristo com a Igreja.

O que o apóstolo Paulo está tentando nos passar é que a instituição de uma nova família está diretamente ligada à própria revelação da aliança que Cristo têm com o seu povo. Mesmo que não entendamos de forma total o que ela significa, sabemos que há uma aliança eterna diante de Deus, que nunca deverá se acabar.

O casamento é a instituição que Deus criou para revelar a glória da aliança que o Noivo, Seu filho, estabelece com Sua noiva: a Igreja.
O que as Escrituras nos apontam com isso é que a família e a sua manutenção devem ser, depois do relacionamento com Deus, a nossa primeira prioridade. Muitos hoje não veem o profundo significado disso e banalizam a família por completo, tornando-a descartável. Porém, Deus nos adverte que é a partir dela que conseguimos entender melhor o Seu amor por nós, comunicado na pessoa de Jesus.

Portanto, que não vejamos os esforços de manter a família unida e nos caminhos do Senhor como algo banal. Cada um possui um papel dentro dessa dinâmica familiar e necessitamos da Palavra de Deus como nosso guia nessa missão. Que sejamos incansáveis nessa tarefa!

Para refletir:

I) Quais os obstáculos que você encontra em seu lar para que essa realidade seja manifesta?

II) Você e sua família têm levado suas dificuldades aos pés da cruz, em oração?

Sem. Pedro Veiga