128 anos PIBN

128 anos PIBN

Celebrar 128 de existência não é fato muito comum no meio das igrejas batistas do Brasil; poucas delas têm tido esse privilégio. Louvamos a Deus porque a Primeira Igreja Batista de Niterói pode comemorar mais um ano de vida no primeiro dia deste mês de maio de 2020! Parabéns, irmãos e irmãs!

Parabéns porque, mesmo impedidos de se reunirem no Templo, continuam, como Igreja do Senhor, reunindo-se em seus lares! Pois, como sabemos, a Igreja é formada por gente, gente de Deus, Templo do Espírito Santo, cujas portas não se fecham, mesmo durante as limitações impostas durante a terrível pandemia da COVID19 que, inclusive, nos obrigou ao distanciamento social, por um período de duração ainda indefinida.

Quando olhamos para o nosso passado, vemos mais momentos alegres do que tristes. Claro que na história de uma igreja da idade da nossa encontramos momentos de lutas, mas o Senhor nos deu graça e chegamos até aqui! Por isso, é uma igreja que merece receber admiração, respeito, parabéns e ser amada por todos nós.

No passado, alguns dos pastores de nossa Igreja tiveram profundas experiências com Deus no decorrer de seus ministérios. Um deles, o Pr. Manoel Avelino de Souza, interpretou através do hino “Vitória nas Lutas” o que lhe afligia o coração por causa da perseguição contra a Igreja. Tal pérola musical encontra-se no Cantor Cristão sob o nº 454. Que belo testemunho a mensagem desse hino expressa perante as igrejas e o mundo!

Uma Igreja que olha para o passado, relembrando a sua história, olha para o presente, encarando os seus desafios e olha para o futuro na certeza de que continuará cumprindo sua missão neste mundo enquanto aguarda o momento de seguir com Cristo Jesus para o Lar Celestial!

Uma igreja que chegou aos 128 anos precisa pensar no que a espera no futuro, no amanhã da vida. Será que estaremos dispostos a ministrar ao nosso povo ou às nossas cidades? Precisamos rogar ao Senhor que renove e atualize nossa visão; precisamos de um olhar que enxergue as necessidades do mundo e nos mobilize de tal modo que possamos alcançar Niterói e outras cidades com o Evangelho de Cristo Jesus.

Uma igreja que olha para o futuro tem a certeza de que, mesmo tendo lutas, vencerá todas elas, não por si mesma, mas porque tem Jesus Cristo como seu Supremo Pastor!

Uma igreja que olha para o futuro tem a oportunidade de refletir perante o mundo a alegria nela gerada pelo próprio Senhor! Não há dúvida: o impacto dessa contagiante alegria contribui sobremaneira para a transformação do mundo. É a alegria que Cristo colocou no coração de seus discípulos quando disse: “ninguém tirará a vossa alegria” (João 16.22b).

Parabéns pelos nossos 128 anos! Vamos em frente! O Senhor dos Exércitos conosco está!

Seu pastor e amigo, J. Laurindo