Ler, meditar e obedecer

Ler, meditar e obedecer

A propósito do Dia da Bíblia, celebrado no Brasil neste segundo domingo de dezembro, vale a pena refletir nessa mensagem dada por Deus a Josué. Ela nos ensina o quanto é importante ler, meditar e obedecer as Escrituras Sagradas. Se Josué não colocasse como prioridade essa ordem de Deus, certamente sua liderança fracassaria.

A mensagem do salmista mostra a importância dessa atitude de Josué ao dizer: “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se asssenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1.1-3).

Quem quer vencer como líder dentro da obra de Deus precisa ler, meditar e prestar obediência aos ensinos das Escrituras Sagradas. É através delas que Deus fala conosco. Assim como Josué, nós também precisamos compreender o que as Escrituras nos falam. Não podemos nos desviar para a direita ou para a esquerda. A compreensão da mensagem bíblica é tão importante que exige tempo e dedicação por parte do leitor.

É impossível entender o que Deus quer falar conosco se não separarmos tempo para a leitura e meditação em Sua Palavra. Há pessoas que querem ter conhecimento da Bíblia sem lê-la. Outros querem compreendê-la sem investir sequer um minuto meditando em sua mensagem. Outros há que não têm qualquer interesse nas Escrituras Sagradas.

O mundo secular fala de leitura e meditação em várias literaturas, mas não dá valor à mensagem das Escrituras Sagradas. Nesse sentido, diz Billy Graham: “Hoje, há mais pessoas que conhecem as falas dos comerciais do que dos versículos bíblicos” (Reflexões de Billy Graham, p. 25). A leitura, a meditação e a obediência às Escrituras Sagradas formam um tripé importantíssimo para o crescimento espiritual de todo servo de Deus. Não temos como crescer na fé sem o conhecimento e obediência à Palavra de Deus.

Nas Escrituras Sagradas temos as respostas para os nossos problemas. Sejam de ordem material ou espiritual, para todos eles as Escrituras Sagradas têm solução. Billy Graham aconselha: “Aprenda a levar seus problemas até a Bíblia. As respostas para seu dilema serão encontradas em suas páginas” (Op. cit, p. 30). Por isso, vale a pena ler, meditar e obedecer a lei do Senhor! Para tanto, que Ele nos abençoe!

Seu pastor e amigo,

J. Laurindo.