Faça a Espanha se alegrar

Faça a Espanha se alegrar

Que a motivação de desejar a bênção de Deus em nossas vidas, seja movida por nosso compromisso missionário de ver as nações rendidas diante de Deus, gritando de alegria: “Que as nações se alegrem e cantem de alegria (…) Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem!” (Salmo 67.4a,5, NTLH). Como discípulos de Jesus necessitamos de uma visão grandiosa de Cristo.

O Salmo 67.1 reflete a bênção sacerdotal de Números 6.22-27. Aqueles que conhecem a Deus devem torná-lo conhecido. O salmista pede a bênção divina para a nação, a fim de capacitá-la para espalhar as boas novas de alegria por todos os cantos da Terra. O anelo da bênção se projeta a um
propósito missionário de salvação universal.

Este ano, mais precisamente no mês de fevereiro, completamos sete
anos aqui na Espanha. A chama que faz arder o nosso coração é ver Cristo sendo adorado, louvado, colocado em lugares altos por muitas e muitas vidas aqui, que encontrando ao Senhor Jesus, gritam e cantam de alegria.

Destacamos alguns testemunhos da manifestação da alegria de Jesus: Em meio à enfermidade: Juan Adolfo é um espanhol de 49 anos, que no extremo de sua dor, vendo sua filha de 17 anos morrendo aos poucos de câncer, conheceu a Cristo. Hoje seu coração transborda de alegria. Um irmão e uma prima, além de outras famílias, em um jantar em nossa casa, nos perguntaram: “O que aconteceu com Juan Adolfo? Apesar de tudo o que sofreu, tem uma alegria inexplicável”.

Ao longo destes anos, todos os meses de dezembro realizamos Ceias de Natal com famílias não crentes e sempre estrategicamente convidamos alguma família crente para participar. Geralmente contamos com 20 a 22 pessoas participando. Tem sido uma iniciativa extraordinária para falar do verdadeiro sentido do Natal.

Em meio à crise familiar: Rosa Maria, uma espanhola de 32 anos, vivendo de frente para a igreja, chegou um dia buscando pelo projeto “Espaço,Vida e Música” para matricular seu filho de 3 anos. Estava destruída por uma separação recente, com dois filhos muito pequenos. Rosa conheceu Jesus e Ele transformou sua tristeza em alegria. Sempre recordamos uma frase dela: “A música foi como ar fresco em minha janela”. Rosa é uma mulher encantadora, apaixonada por Jesus e testifica Dele em todo o tempo. Seu filho mais velho, que por cinco anos estudou conosco, hoje é um brilhante aluno no conservatório de Sevilha.

Em meio à tradição e religiosidade: Que impactante foi contemplar Mercedes e sua família, todos espanhóis, que depois de alguns meses estudando música com seus dois filhos, de 4 e 7 anos, romperam definitivamente com todas as tradições religiosas que haviam aprendido desde criança. Que impactante foi contemplar seu batismo. Tanto ela como seu marido e seus filhos enfrentaram, especialmente na semana do batismo, rejeição completa de seus pais e familiares. Uma frase de Mercedes ficou em nossa memória: “Me enganaram por 40 anos. Hoje conheço a verdade!”. É uma família cheia de alegria servindo ao Senhor.

Em meio ao esoterismo e à bruxaria: Emociona-nos pensar em May, uma espanhola de 42 anos, que um dia, em plena aula do projeto “Espaço, Vida e Música”, entrou totalmente desfigurada, clamando por ajuda e dizendo: “Não estou louca. Preciso que me ajudem”. May é uma mulher
profissional, casada, que depois da morte de sua irmã se envolveu com o espiritismo e o esoterismo. A partir daquele momento, os demônios tomaram conta de sua vida de uma maneira assombrosa. Foram meses de duras batalhas, de ataques violentos, de ameaças. Vê-la descendo às águas do batismo foi uma emoção singular. May transborda de alegria e está plenamente integrada e servindo na igreja. Ela tem levado seus familiares à igreja.

A Ele pertence as nações e o nosso compromisso missionário deve ser entregá-las como oferta de adoração ao Seu Nome. Que a bendita trindade, desde sua interna e eterna relação, promova entre nós aspiração, entrega e compromisso mútuo em nosso chamado. E que, juntos, possamos ver com alegria os frutos deste trabalho.

Pr. Armando e Catarina de Oliveira Neto,

Missionários na Espanha

(Site da JMM)