Confiança no Senhor

Confiança no Senhor

Temos, neste Salmo, a marca da aliança através da expressão: “Os que confiam no Senhor”. O comentarista Derek Kidner mostra que essa expressão nos apresenta duas lições:

1) Ela é “uma das várias facetas do nosso relacionamento,… juntamente com a menção daqueles que “temem”, “amam”, e “conhecem” a [Deus]”;

2) Ela é “um vínculo por demais íntimo para ser uma conexão passageira. Sua própria lógica faz com que seja para sempre” (p. 449). O Salmista também nos lembra que “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia…” (Salmo 46.1). Por isso, podemos depositar nossa confiança nEle.

O Comentário Vida Nova intitulou o Salmo 125 como “O Senhor que está ao nosso redor”. É por isso que podemos passar pelas tempestades, quando o mar está revolto, e vencer. Jesus vem e acalma o mar, acalma a tempestade. Não é isso que cantamos através do hino “Mestre, o mar se revolta” (408 HCC)? Jesus nos segura no meio das tempestades da vida. Ele quer que confiemos em sua presença, em seu poder, seja em tempos fáceis ou difíceis como os que vivemos nestes últimos dias. Aprendemos como o Salmo 125, que:

1) A NOSSA CONFIANÇA NO SENHOR NOS LEVA A VIVER EM SEGURANÇA.

O que há de singular na vida daquele que crê em Deus é a confiança que pode depositar nEle. O Salmo 125.2 mostra que essa confiança dá estabilidade e oferece segurança a todos nós, ao ponto de podermos viver tranquilos e sem temer a nada. Para isso, precisamos ouvir a voz do Senhor. Ele diz: “Mas quem me der ouvidos viverá seguro e estará tranquilo, sem medo do mal” (Provérbios 1.33).

2) A NOSSA CONFIANÇA NO SENHOR NOS FAZ CRER EM SUA PROTEÇÃO.

O Salmo 125 nos mostra, como igreja, que podemos confiar no Senhor! Ele será sempre o nosso Protetor, pronto a nos livrar de todo e qualquer mal. Sua Palavra declara: “Pois o Senhor diz: Eu mesmo serei um muro de fogo ao seu redor e serei a glória no meio dela” (Zacarias 2.5). Como é bom saber que Deus é o nosso Protetor! Como é bom podermos cantar: “Meu Divino Protetor quero em ti me refugiar” (334 HCC)!

3) A NOSSA CONFIANÇA NO SENHOR NOS MOSTRA QUE ELE É IMUTÁVEL.

Essa é outra grande lição que extraímos do Salmo 125. A Bíblia de Aplicação Pessoal comenta o verso 1 da seguinte forma: “O segredo da estabilidade é confiar em Deus, porque Ele nunca muda e não pode ser abalado pelas mudanças que ocorrem em nosso mundo. O Senhor é imutável e permanecerá para sempre, mas as modas, as ideias e o nosso mundo não” (p. 820). Que nesses tempos de tantas incertezas, de tantas calamidades e tanta incredulidade possamos renovar a nossa confiança no Senhor, reconhecendo que “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre” (Salmo 125.1).

Para tanto, Ele nos abençoe!

Seu pastor e amigo,
J. Laurindo.